Tiago Azeviche
- Tiago Azeviche

- 7 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jun. de 2025

Sou Tiago Azeviche Homem Negro, Baiano, Nascido no Recôncavo Baiano é empreendedor, serígrafo, palestrante, ativista social e graduando em administração, tem 39 anos, padrinho de afilhados.
Meu sonho era ser jogador de basquete, mas por diversas coisas comecei a ver as questões sociais de maneira muito forte, posso dizer que me encantei pelo discurso e músicas do ilê aiyê ainda criança, e daí me pautar para lutar contra o racismo "assimilei isso muito cedo pois era o mais retinto da minha turma durante toda infância, e desde esse momento já sofria preconceito com apelidos, mas também já sabia enfrentar ao meu modo e com o suporte de casa, da família e do terreiro, que cultivou meu pertencimento e orgulho racial".
Como ativista estudantil esteve na revolta do Buzu, maior movimentação espontânea popular recente em Salvador, criada e liderada por estudantes contra o aumento da passagem de ônibus que durou um mês.
Por ar acreditar e entender a importância da autonomia financeira encaro a vida empreendedora criei a marca Realeza marca de moda masculina por conta disso aprendi serigrafia, de forma autodidata também atendendo clientes em seu ateliê e ocupando cenário afro empreendedor na cidade de Salvador.
Por conta do do diálogo com muitos homens ao redor da marca começou a notar questões sempre reproduzidas diversas vezes de cunho emocional, social falando sobre as relações conjugais e familiares, após lançar a campanha do dia dos Pais "Pais Presentes Reais!" onde fortalecia a imagem de pais presentes e que participavam da vida e dinâmica dos seu filhos.
Entendi que precisava ter um espaço de diálogo entre homens, daí criei em 2019 o Digaí masculinidades para momentos muito saudáveis de reflexões ,"todos os diálogos me levaram ao lugar observado nas reuniões com homens que frequentavam o terreiro, sempre que eu estava na época de fazer a feijoada para Ogum ficavam latentes questões entre nós e nossas masculinidades, sempre fechava com desafios, reflexões e aprendizados".
Por conta do desenvolvimento do Digaí masculinidades conheceu o projeto Three Black Men desenvolvido por Victoria Santos com Orland Bishop, Bayo Akimalefe e Ressman Menakem para fazer a etapa que aconteceu em Ghana e durante 10 dias imersos tendo nessa oportunidade momentos de reflexão e autoconhecimento que afirma o próximo passo.
Em agosto de 2024 o Projeto é rebatizado como Positivar Masculinidades com lançamento do site e assim voltamos a reunir homens negros com três pilares para Positivar as Masculinidades.



Comentários